Todos nós sabemos – o significado do amor verdadeiro aflora quando nos tornamos pais, especialmente durante a criação dos nossos filhos durante períodos de transições. Com o fim das férias, pais de crianças que vivenciaram traumas podem encarar desafios únicos para os preparativos para o novo ano letivo. O HopeConnect™ oferece a você a seguinte orientação para ajudar na transição das férias para o novo ano letivo de forma mais suave e positiva — para você e seu filho.
Ajude as Crianças a Antecipar o Que Esperar
- Discuta com as crianças quaisquer ansiedades que elas tenham sobre a volta às aulas.
- Explique a elas quais serão seus horários e onde você as deixará e buscará.
- Forneça qualquer informação que você tenha sobre seus professores.
- Ajude-a a escolher as roupas e opções de lanchinho.
Estabeleça Rotinas
Criar uma rotina estruturada é crucial para crianças que passaram por traumas. Os gráficos visuais podem ser eficazes para reduzir a ansiedade e fornecer uma sensação de previsibilidade.
- Crie com seu filho um gráfico visual descrevendo as rotinas diárias, incluindo:
- Hora de acordar
- Café da manhã
- Horas na escola
- Atividades após horário escolar
- Tarefa de casa
- Inclua horários específicos para cada atividade para fornecer expectativas claras.
- Envolva seus filhos na criação do cronograma para dar a eles um senso de controle e de pertencimento. Torne o gráfico divertido com cores vibrantes.
- Peça para seus filhos escolherem uma música cristã divertida e animada para acordar.
- Crie uma playlist com as suas músicas favoritas. Precisa de ajuda para dar o pontapé inicial? Comece perguntando ao seu filho qual seu artista cristão favorito. Ou sugira essas músicas para animá-los pela manhã: Paulo Cesar Baruk, Giselle Reis ou Isadora Pompeo.
Priorize Atividades Físicas
Dançar ao som das músicas mencionadas acima ajuda com esse ponto. O exercício desempenha um papel vital no gerenciamento do estresse e na melhoria do humor de crianças que sofreram traumas.
- Incentive a atividade física regular, como dançar ou caminhar, eles podem facilmente fazer com você, o que pode aumentar os níveis de endorfina e serotonina.
- Mantenha as rotinas de exercício existentes e introduza novas antes da volta às aulas.
- Considere atividades familiares que incorporem movimento para tornar o exercício mais agradável, como fazendo polichinelos ou fazer polichinelos ou brincar de “O mestre mandou”.
Comemore o Primeiro Dia
Faça do primeiro dia de aula um evento especial. Você pode usar as seguintes ideias festivas para mais do que apenas o primeiro dia. Considere adaptá-las a cada mês do ano letivo para celebrar um novo mês de aprendizado.
- Decore a porta da frente de casa com um cartaz de primeiro dia de aula.
- Crie um diário de primeiro dia de aula para que seu filho possa decorar.
- Prepare um café da manhã especial, com biscoitos em formato de letrinhas do alfabeto ou em formato de corações.
Ore Com Seu Filho
A transição de volta às aulas pode gerar diversos sentimentos conflitantes para seus filhos. Por isso, reserve um momento para orar com eles também. Se eles se sentirem confortáveis em dirigir a oração, peça para que eles liderarem. Se não, comece a conversa com Jesus.
Quer seja uma breve oração de fé tão pequena quanto um grão de mostarda, como descrito em Marcos 4:30-32, ou uma fé imensa como a demonstrada pelo centurião em Mateus 8:5-10, orar com o seu filho o ajuda a entregar seus pensamentos a Cristo. Ele pode ajudá-lo a ser forte e corajoso pois, como dito em Josué 1:9, Ele promete estar sempre com eles.
Fique ligado na próxima semana para não perder Transição de Volta às Aulas – Parte 2, trazendo dicas novas e divertidas sobre como orientar seu filho para o novo ano letivo.